23/04/2011

Os 10 Mandamentos de Mim - Leitora



1. Ler por prazer – Nunca fazer da leitura uma obrigação só porque alguém diz que é bom. Ler deve ser um hábito que nos preencha a alma e o espírito.

2. Encontrar o gosto pessoal – Quando não se conhece muito bem qual o estilo literário que nos satisfaz é importante explorar e pesquisar pois o leque de ofertas é imenso.

3. Não levantar falso testemunho – Não recomendar aquilo que não se entende só porque está na moda ou porque é o livro mais falado da época.

4. Fazer do livro uma companhia – Aquele tempo que se passa nos transportes ou á espera deles ou á espera de alguém pode ser muito agradável na companhia daquele amigo que nos conta histórias e nos dá a conhecer outros lugares, pessoas e sentimentos.

5. Não ficar preso a estilos ou autores – Não deixando de respeitar o gosto pessoal, procurar sempre novos autores e ideias pois assim evita-se o tédio e a monotonia.

6. Não á submissão – Se a critica fala maravilhas de um livro, pesquisar, folhear, ler uma ou outra frase e só comprar se gostar pois o que é bom para um não é necessariamente bom para outro.

7. Cultivar o hábito de leitura – Mesmo quando há um certo cansaço ler pode ser muito relaxante. Ninguém é obrigado a ler um livro todo de seguida, ler algumas páginas por dia ou de vez em quando é a melhor maneira de treinar o hábito de leitura. Ler aumenta a capacidade de concentração.

8. Não criar expectativas – Não pensar antecipadamente nas emoções que este ou aquele livro irá despertar, deixar-se embalar na leitura e desfrutar página a página de modo a saborear todos ou momentos. Deixar um livro a meio sempre que este esteja a desinteressar, ainda que seja para retomar mais tarde pois nem sempre temos disposição para todos os géneros literários.

9. A livraria é um local de culto – Um dos locais mais aprazíveis, o cheiro dos livros, a magia das histórias de outros mundos… impossível sair de mãos vazias!

10. Ler não é viver mas não conseguiria viver sem ler – Quem lê abre horizontes, vê mais além da sua própria existência, Um livro possibilita-nos sentir várias emoções e viajar para outros mundos. Um livro é um amigo e um companheiro fiel.




3 comentários:

MariahR disse...

beemmmmm....estes devem ser os únicos mandamentos que eu cumpro mesmo!! :)
PS: As livrarias são os lugares mágicos onde me perco horas e horas...
Beijinhos Liz!

Centelha Luminosa disse...

Liz, amada amiga, muita saudade!

Aproveitando os feriados do meu Brasil, com um tempinho extra, saio a procura dos velhos amigos e amigas, e o seu nome de Luz, dança na minha retina...Onde encontrar aquela amiga de tantos momentos nos spaces live?
Finalmente te encontrei, e novamente uma doce emoção ao ler as tuas poesias vazadas de tantos sentimentos.
Lindo demais!
Voltarei mais vezes, meu anjo, pra desfrutar desse espaço mágico, onde certamente hei de aprender a fazer poesia, mais uma vez.
Felicidades e fica com Deus!
A amiga Lu...

Anita de Castro disse...

Beijinhos Liz ,Nos livros decorrem as palavras sobre o mais perfundo dos silêncios.