Biografia


Luisa Vaz Tavares nasceu num dia quente de Agosto do ano de 1966, em Alegrete, pequena vila do norte Alentejo raiano. Espírito irrequieto e alma livre, estudou e trabalhou na área da socio-reabilitação até aos vinte e nove anos. Altura em que o destino lhe mudou o rumo da vida e devido a uma doença neurológica grave, encontra-se desde essa data ao cuidado da UCI do hospital de Portalegre.
Leitora apaixonada e amante da escrita, publicou em Junho de 2011 o seu primeiro livro de poesia: “Doçuras e Amarguras”, pela Corpos Editora. Em Abril de 2013, publicou o romance “O Perfume de Alegrete”, pela Pastelaria Studios Editora. Ainda com a chancela da mesma editora, publicou, em Setembro de 2015, o romance “Alegrete D’Aquém e D’Além Mar” e em Abril de 2017, o livro de poesia “Triunvirato de Uma Alma Inquieta”. Em Setembro de 2014, publicou o conto infanto-juvenil “A Flor da Nocas”, pela Sinapis Editores.
Participou também nas antologias poéticas “Acordando Sonhos Adormecidos” e “Poesia Sem Gavetas – Vol I”, da Pastelaria Studios Editora e “Lugares e Palavras de Natal 2012”, da editora Lugar da Palavra. Tendo ainda participado nas coletâneas de contos “Ocultos Buracos” e “7Pecados”, da Pastelaria Studios Editora.
Em Março de 2014, coordenou e foi coautora da coletânea de contos “Acrescenta Um Ponto Ao Conto Vol I”, com a chancela da Pastelaria Studios Editora e em Julho de 2017, foi igualmente coordenadora e coautora da antologia poética “Alegrete em Poesia”. Edição de autor, pela Euedito. Em Agosto de 2021, foi coordenadora e coautora do livro "Alegrete - Artes e Ofícios", edição de autor pela Euedito, patrocinada pela Junta de Freguesia de Alegrete. 
Colaborou com a “Revista Progredir”, em Agosto de 2013 com o texto “Os Caminhos da Felicidade”.
É co-autora e coordenadora do projecto “Acrescenta Um Ponto Ao Conto”, que para além de já ter sido alvo de edição num primeiro volume em livro, se apresenta aos leitores no blogue  https://contospartilhados.blogspot.pt.
Foi convidada para prefaciar os livros “Uníão” de Carolina Lemos e “Brave and Smart uma aventura chamada Erasmus” de Lina Raposo Vaz. Trabalho que realizou com empenho e orgulho.
Em 2017, escreveu o texto da candidatura de Alegrete ao concurso “7 Maravilhas de Portugal – Aldeias”, cujo resultado foi uma honrosa presença na pré-final.
Define-se como uma autora estilizada, que tem como temas de inspiração as emoções e as relações sentir\aprender\conhecer, na profundidade das suas raízes e do seu mais intimo Ser. Inspirações essas que vai demonstrando em textos avulsos por aí e regularmente nos seus blogues “Doçuras & Amarguras” (http://deliz2010.blogspot.pt) e “Nefertiti um tempo eternamente sensual” (http://nefertit-eternamentesensual.blogspot.com/).

Luísa Vaz Tavares
Rua da Fonte Nova n
º 15
7300-311 Alegrete

Sem comentários: